06/03/2011

QUAL É A TUA GAGUEIRA? - O DISCURSO DO REI

 


Assisti ao ótimo O DISCURSO DO REI.

Belo filme, que humaniza a figura do Rei (George VI, no caso, mas poderia ser qualquer um), escancarando seus medos, seus receios e suas dúvidas.

Você já deve ter visto a sinopse do filme: um Rei que chega ao poder, mas que gagueja. E é ajudado por um médico nada convencional. 

Como acontece quando a gente tem contato com algo bom, o filme me pôs a pensar. 

A gagueira do Rei era a tradução de sua insegurança.

Qual seria minha gagueira? Meu dente torto, que envergonha meu sorriso? Meus quilos a mais, que dificultam a compra de camisas? Minha arrogância que afasta os amigos de mim?

(por coincidência, parei de escrever este texto para ser chamado de soberbo, arrogante e egoísta por minha esposa)

Minha insegurança e minha incapacidade de concluir as coisas são formas de gagueira do dia-dia, rateadas de agir que pausam demasiamente movimentos simples, como terminar uma tarefa iniciada.

Gagueiras da alma.

Nã-Nã-Nã-Não há há há fim p-p-para este p-p-p-post

Um comentário:

Rogério disse...

Compadre,
Escrevi sobre este filme no meu blog e além da linha de pensamento que você postou posso citar também a questão da igualdade. Não importa se é rei ou um ator frustado, o fato é que temos nossas limitações que nos colocam em pé de igualdade com qualquer ser humano.
A nossa soberba não existe! Existe quem sabe o auto-engano.
Abrass