26/01/2008

OS DEZ MELHORES FILMES QUE JÁ VI







10. NOFERATU: O melhor filme de terror já feito. Sem computadores o diretor só usa sombras e um ator fantástico para dar vida ao vampiro mais medonho que já vi. O ator era tão genial, que anos mais tarde foi feito um filme chamado A SOMBRA DO VAMPIRO, que dizia que o ator Max Schreck, que fez o Nosferatu era um vampiro de verdade. Ah, Nosferatu foi feito em 1922! É o décimo em minha lista.

9. UM CORPO QUE CAI: Podia ser Festim Diabólico, podia ser Os Pássaros, qualquer filme do Hitchcok... Mas Um corpo que cai é para mim seu melhor (por desempate técnico, milésimos de segundo ou saldo de gols). Um homem que tem fobia à altura e tem que descobrir se a mulher que ele amou e que morreu está viva de novo ou tudo é loucura de sua cabeça doente. Sinto a fobia dele toda a vez que revejo o filme. Hitchcok faz a escada ficar graaaaaaaande lá embaixo...

8. O PODEROSO CHEFÃO (TRILOGIA): Juro que fiquei com dó de escolher apenas um filme desta genial trilogia que conta com os soberbos Marlon Brando e Al Pacino vivendo inesquecíveis Corleones. Filme pra macho. História de gãngster.

7. Dogville: O filme com a belíssima Nicole Kidman é daqueles que te perturbam de um jeito como se fosse um soco no estômago. O diretor optou por não fazer cenários, o filme tem uma linguagem quase de teatro, não há portas, paredes e todos os escrúpulos são falsos. Onde está a bondade humana, se é que ela existe?

6. LARANJA MECÂNICA: Kubrick maravilha o espectador! O líder de uma gangue é submetido a uma experiência para se adequar à sociedade: Lavagem cerebral? Talvez...

5. 2001 – Uma odisséia no espaço: O filme começa na pré-história com macacos/homídeos e termina no espaço com um computador rebelde. No meio de tudo isso, Danúbio Azul, o Cosmo, o Ser-Humano, um computador que não aceita ordens e uma aula de cinema.

4. Lawrence da Arábia: Um oficial inglês vai para a Arábia e se apaixona pelo lugar. É o filme com algumas das cenas mais belas que já vi. Seqüências lindas do deserto. Poesia para os olhos. Tem uma cena, aliás, que é fantástica: por detrás da areia, surge um navio... Lindo, lindo, lindo...

3. CASABLANCA: Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Amor impossível em tempos de guerra. Pode parecer batido, mas não é. Belíssimo filme, pra ver acompanhado da melhor gata que você conseguir. E vibrar com cenas inesquecíveis como a banda francesa tocando a Marselhesa depois dos alemães mandarem que ela tocasse o hino da Alemanha. Du karai!

2. FELLINI 8 ½: Um diretor sem idéias para fazer um filme. Enquanto isso, ele relembra de todas as mulheres de sua vida. Fellini é o Garrincha do cinema. Suas cenas são improváveis e desconcertantes.

1. O SÉTIMO SELO: Um cavaleiro medieval, vindo das cruzadas e se questionando sobre Deus, encontra a Morte e a desafia para um jogo de xadrez. Genial. O melhor que já vi.


Esta lista é o que penso hoje, dia 26 de janeiro de 2008, mas confesso que há tempos ela não tem mudanças significativas. E a tua lista qual é?

Té +

23 comentários:

Brasília disse...

caraca, umas das minhas primeiras postagens no meu blog teve esse assunto acredita...
minha lista ta la, sao filmes mais contemporaneos e populares, na verdade nao sao nem os dez melhores, mas dez indicaçoes, é pq eu trabalho em uma locadora saca, ai muda muito minha opniao, e o meu ultimo post tbem foi sobre filme..


faloew

Brasília disse...

caraca, umas das minhas primeiras postagens no meu blog teve esse assunto acredita...
minha lista ta la, sao filmes mais contemporaneos e populares, na verdade nao sao nem os dez melhores, mas dez indicaçoes, é pq eu trabalho em uma locadora saca, ai muda muito minha opniao, e o meu ultimo post tbem foi sobre filme..


faloew

м α ỷ т т α disse...

Passando pra dizer um "Oi"...


beijOO

gostei do post!!

=]

м α ỷ т т α disse...

Putz...

gostou mesmo???

aushauhs

ki bomm!!


volte sempree....

to sempre lá na comu...

sempre tenho novos posts... =]


beijO

Ricardo Cazarino disse...

Otimas dicas!! valeu!

Natalie disse...

Ah, desses aí, não vi nenhum o.O
mas tipo, já me disseram de O podereoso Chefão e Casablanca, antigão, eu já devo ter visto na locadora umas mil vezes.
clássicos, clássicos.
bem, terror não é a minha praia e o filme que mais me interessou foi o primeiro.
muito estranho, deve ser massa.

"1. O SÉTIMO SELO: Um cavaleiro medieval, vindo das cruzadas e se questionando sobre Deus, encontra a Morte e a desafia para um jogo de xadrez. Genial. O melhor que já vi."

que bala. :D

sim, como é aí o navio atrás do deserto ? o.õ

beiijos ;*

Erika Lira disse...

Olha, dos 10 q vc falou eu so assisti 3, mas com certeza são excelentes filmes. Ainda bem q vc ñ colocou so filmes novos e chatos. Parabéns.

Chris Marques disse...

Bem, ainda não parei para pensar sobre os meus 10 filmes favoritos, mas, com certeza, sua lista é imbatível!

bjos!!!!!!

Rogério disse...

Bom, lá no meu blog tem os meus Top 10.

Certamente a tua lista é muito mais cultural, a minha mistura filmes "cool" com cinema "pop corn"...rsrs

Para quebrar o galho, ai vão os meus 10 filmes!

10 - O Carteiro e o Poeta - ( Michael Radford)
09 - O resgate do soldado Ryan (Steven Spilberg)
08 - Laranja Mecânica (Stanley Kubrick)
07 - Scarface (Oliver Stone)
06 - Os pássaros (Alfred Hitchcock)
05 - Metropolis (Fritz Lang)
04 - A Rosa Púrpura do Cairo - (Woody Allen)
03 - Tempos Modernos (Charles Chaplin)
02 - O Senhor dos Anéis - Obra completa (Peter Jackson)
01 - Star Wars - Obra completa (George Lucas)

Sabão disse...

realmente naum sei pq

Erika Lira disse...

Eu ja comentei nesse post + esqueci de falar uma coisa. Adorei seu blog e espero q vc tenha muito sucesso.

Rafael Almeida Teixeira disse...

Um sonho de liberdade.

O melhor de todos.

Brasileiro? Carandiru


Abraços \o/

Sabão disse...

legal o seu blog muito conteudo deu ate vontande de assistir alguns deses filmes,

foi a primeira coisa q eu fiz mas so vc teve essse problema e nas configurações ta td ok

valew

Camila Passatuto disse...

hummm bons filmes, mas pra mim Laranja mecanica é o melhor de todos rsrsrsrs.

Tha Américo disse...

pow... caiu legal esse seu post de hoje
eu estou completamente viciada em filmes hehehe
ainda n vi nenhum desses que indicaste!

eu te indico o filme que vi hj... nômade! mt bom =)
fala da história de dois povos distintos que lutam para salvar o seu povoado.
beijos

Anônimo disse...

Euakid!!


beijOO

http://maytta.blogspot.com/

Johnny M. disse...

Não vou listar os 10 aqui, mas certamente da tua lista figuram O Poderoso Chefão e Casablanca.

Anônimo disse...

Olá, Ednaldo.

Estou retribuindo a visita que você fez ao meu blog, Na Minha Rolleiflex.

Tua lista de dez melhores demonstra muito bom gosto, e os comentários sobre cada filme estão bem bacanas. Gostei especialmente da sacada quando à cena do Lawrence da Arábia.

E Um Corpo Que Cai quase entrou na minha lista, ela tende a sofrer mudanças quando revejo os filmes. Outro do Hitchcock que entraria facilmente é Os Pássaros. Mas fiquei com Festim Diabólico, tinha que escolher um, e esse tem uma construção impressionante.

Um abraço.

Alexandre

Fábio Ventura disse...

faz muito tempo q não vou ao cinema. Pra vc ter uma idéia, nem Tropa de elite eu assisti rs nem o piratão

Blanche disse...

Interessante a tua lista, mas devo admitir que eu não consigo pensar em apenas 10 filmes que eu goste mais, afinal são muitos.
Infelizmente ainda não consegui assistir a'O Sétimo Selo, o que é uma pena, mas já estou procurando por ele.

Mas apareça sempre.
Beijo.

PS: Quanto a citação, bem, eu acharia um crime traduzi-la, perde a essência. Mas da próxima vez, quem sabe, eu coloque ao lado a tradução.

Elton.Breakout disse...

kra..já..assistir..alguns desses filmes..e realmente..q sõa..bons filmes sim
vc tem bom gosto...fuiz.!!

Anônimo disse...

Enumerar os meus 10 preferidos é difícil viu?
E concordando com o amigo Fabio Ventura em seu comment aí, nem tropa de elite eu assiti inteiro!
hihiii
Abraço

http://www.umpacheco.blogspot.com/

César Schuler disse...

dessa lista eu só vi 2 filmes, justamente os 2 de Stanley Kubrick, e pode ter certeza que eles também entrariam na minha lista dos 10 melhores :D