03/12/2007

Aqui tem um bando de louco...

"Sim, foi que nem um temporal
Foi um vaso de cristal
Que partiu dentro de mim"
Chico Buarque e Francis Hime


Meu time caiu para a Segunda Divisão. Um tanto de dor e um tanto de amor nesse drink amargo de domingo.
Meu time caiu para a Segunda Divisão. Não chorei, a dor calou minhas lágrimas e o silêncio encheu a sala de casa, uma da milhares de casas quietas no fim de tarde deste 02/12/07.
Meu time caiu para a Segunda Divisão. Queda esperada. Time ruim. Clube por tempos acéfalo. Meninos que corriam assustados.
Meu time caiu... mas me orgulho de ser Corinthiano.
Cantamos, sonhamos, rezamos. Perdemos. Mas a Elis não dizia há décadas que "nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar"?
Tenho orgulho de ser Corinthiano. Nunca desistir de acreditar, de sonhar, de sorrir. Tenho orgulho de ser parte de um time do povo. Nem playboys nem mauricinhos, somos gente do Povo. Da periferia. Ou como cantam pejorativamente os adversários: da Favela (como se isso fosse demérito!).
Somos aquele tipo de gente que aguentou as gozações no trabalho, enquanto abria a marmita no almoço, ou na fila do ônibus - interminável fila - enquanto o ônibus demorava para chegar lotado, cuspindo gente pelas bordas. Somos aqueles que com o coração dilacerado de dor e tristeza, humilhado por gozações, tivemos forças para abrir um sorriso e dizer com fé em São Jorge: "ano que vem melhora".
"Ano que vem melhora..." E não é isso que espera o brasileiro ano a ano, crise à crise, disfarçando o nó na garganta, disfarçando o salário mirrado para comprar brinquedo para o filho, disfarçando a dor de todo um ano para três dias e meio de um Carnaval que sempre acaba em Cinzas?
Nas arquibancadas, o Corinthiano cantava para sí mesmo, pois ele É o time. O time de "maloqueiro e sofredor" que sofre, chora e sonha. Mas tem orgulho de suas raízes e da matéria bruta com que ele é feito: suor, esforço, garra.
Num canto, a torcida pede: "vamos, vamos meu Timão, não pára de lutar", pois ela (Torcida) nunca parará sua luta na fábrica, na periferia, na lotação, na agência de emprego, no cotidiano, na vida,
na Série B da vida.
"Aqui tem um bando de loucos, loucos por ti Corinthians..."

EDNALDO TORRES FELÍCIO
03/12/2007

17 comentários:

blog disse...

Lamento, camarada.
Por um lado, gostei do rebaixamento porque sempre achei a torcida organizada - principalmente seu lado podre - muito arrogante.
Mas sei o quanto a rapaziada humilde e trabalhadora está triste.
Agora é encarar a segundona e vencer.

Só um adendo, não uma crítica: o texto "Embarcação" é do Chico Buarque. Hime só fez a melodia.

Abraço e bola pra frente.

Pk Ninguém disse...

O bom do rebaixamento é que faz o time tomar vergonha na cara e aprender a jogar futebol, além de respeitar a torcida que tem, seja lá qual for o clube.

BLOGDOED disse...

Valeu pela dica. Consertei a citação!

Anônimo disse...

é triste
esse vai ser o pior ano da sua vida
vai ser zuado por todos amigos que torcem pra outros times
paciência, ser corinthiano é ser sofredor
hahahahahaha

Anônimo disse...

Rebaixamento é triste, mas faz parte. O meu GRÊMIO aqui no sul já passou por esta e foi foda...aff !!!

Arthurius Maximus disse...

Respeito seu sofrimento, apesar de achar isso um pouco demais. Os dirigentes e jogadores não estão nem aí, felizes com suas fortunas e contratos recheados. Sobra a nós torcedores apenas esses pepinos e sofrimentos.

No fundo, acho que será bom. Dará um "tapa na cara" de quem se achava incrível e varrerão os deitões e aproveitadores de lá. As vezes, rezo para que isso acontecesse com o meu time, assim nos livraríamos de vários parasitas que enriqueceram as custas do clube.

cassiosvaldo disse...

Cara, a única diferença é que ano que vem a globo deixará de exibir os jogos da série A e passará a passar toda a série B!
Sem falar que o Galvão Bueno não colocará mais os pés em solo Gaúcho, talvez por um tempo ou talvez nunca mais!

abraço ae!

ps: Sou gremista ehehhehe

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
O Enxadrista disse...

Caro Ednaldo, primeiramente, me desculpe por usar este espeço para responder seu comentário em meu blog, o faço por não encontrar outro meio de contato.

Achei que tinha o dever de responder seu comentário (sem revanchismo, pacificamente mesmo), por achar que você não entendeu bem o espírito da coisa.

Meu blog não é de política, é de humor. Portanto, não cabe discutir se Chávez é bom ou mau, tampouco se o rei tem razão ou não.
Meu blog existe para zoar, seja Chávez, Bush, Mandela, Putin ou Hu Jintao. Quem der uma brecha, já era.

Também não acho que o fato de Chávez (ou quem quer que seja) ser sul-americano seja equivalente a uma estrela de bom menino.
O mesmo vale para os europeus, não sou paranóico a ponto de achar que "europeu" seja sinônimo de diabo.

Enfim, uma explicação altamente desnecessária para um post tão despretensioso.

Abraço.

Vitor Abreu disse...

lamento pelo rebaixamento , mas é a vida , perdemos e ganhamos , passa lá no meu blog
http://tunerclassic.blogspot.com/
abração...
vitor

cassiosvaldo disse...

Se fosse um time gaúcho, seriam os paulistas que íriam nos zuar! ehhe

Cara, meu blog abre direito? Tipo não deu nenhum pau com as imagens abrindo no teu pc ae?

To com dúvidas sobre esse template eu eu to fazendo..

abraço!

Anônimo disse...

O Corinthians é maior do que todos e tudo o que vem acontecendo à ele!

O Corinthians é como o Brasil. É uma nação imensa, administrada por um bando de pilantras!

Mas somos brasileiros, sofredores (e porque não, loucos) e acreditamos em dias melhores!

Vai Curinta!

Nanamada disse...

Infelizmente alguém tinha que perder!!Parabéns pela torcida que emociona ate mesmo a quem não é ligada ao esporte como eu!.Bjkas

Anônimo disse...

Dear...
Sorry... lindo a ultima postagem assim cm tantas q gosto, as evzes venho comento.. as vezes nao comento.. mas to aki ne...
e sobre seu time.. hum.. sou palmerense e vc sabe o q devo estar sentindo :D
rsss
bjks de amor p vc!!!

Anônimo disse...

Pena que tu é Corinthiano....

Mas teu Blog é Bem Maneiro!

Parabéns,e Tomara que o teu Timão Fique na Segunda!

Com todo o Respeito!

Abraços!

Liipe Coura disse...

O meu time já sofreu isso,passou cinco anos consecuivos na 2ª divisão, mas lutou e subiu, não foi pra sul-americana por besteira pois perdeu para o juventude no último jogo, já foi campeão brasileiro foi em 87, mas as pessoas do sul/sudeste discoradam disso principalmente os torcedores do flamengo , porque perderam de W.O. igual ao Internacional, mas isso não importa eu que o Sport Club do Recife foi mesmo campão de 87, mesmo sofrendo discrimação por ser nordestino..

Eu sei que minha segunda vida (llllll) o corithians va subir e no Brasileirão de 2009 vai ser segundo colocado atrás somente do Sport!

Abraços

ADILSON JORGE disse...

Por ser corintiano, até um tempo atrás nem sabia o que dizer sobre o ocorrido, agora a coisa mudou.

Acredito que será bom para o Timão, vai renovar e voltar com mais credibilidade, haja visto que inúmeras vezes escutei: O corinthians só ganha por causa dos juízes, só não perde por causa dos juízes.

Agora, podemos voltar a série A e mostrar que temos força. Afinal, EU NUNCA VOU TE ABANDONAR, como virou modar gritar. Ah, adorei a kit e acho que vou comprar um! rs

Abraços
www.blogonews.blogspot.com