31/05/2009

twittosfera

O Twitter é um sala ampla, com milhões de pessoas que não se conhecem e gritam simultâneamente. Mas você só ouve quem você quer ouvir e só te escutam os que te acham interessante.

Olhou a sala ampla, com pessoas sentadas em cadeiras dispostas de forma aleatória, de olhos fechados, estando alí sem estar alí.

De repente, alguém levantou-se da cadeira e falou algo antes de sentar-se novamente e emudecer. Desordenadamente, várias passoas se levantaram, falaram e se calaram, seguidas por outras, que eram seguidas por outras e outras... Percebeu que ele podia ouvir apenas quem ele quisesse ouvir, de acordo com seus interesses. Começou a falar também. Logo percebeu que umas centenas de pessoas o escutavam e por vezes se comunicavam com ele, embora ele não as conhecesse.

Descobriu que quando alguém repetia suas falas, era como se estivisse lhe aplaudindo. Percebeu também, que na sala havia gente de todo o mundo e que ele podia ouvir e falar com gente do outro lado do oceano, na mesma sala, sem sair de lá.

Ficou cansado, desocupou a cadeira, saiu da sala. Lá fora, o mundo ainda era cinza, com carros, sujeira, mendigos e sonhos frustrados. Dormiu.

No dia seguinte voltou mais cedo para a sala. Falou mais. Ouviu mais. Saiu mais tarde da sala. Dormiu menos. Voltou mais cedo. Intensificou a presença na sala e a ausência do mundo, conectando-se de tal forma à sala que não imaginava como viver sem ela.

Aos poucos, as células de sua pele deram lugar aos bits. Ele nem se dava conta. Apenas falava e ouvia e ouvia e falava.

Já não trabalhava, já nao produzia, sua alma virou software e seu corpo foi encontrado abandonado, no apartamento. Acreditava não precisar mais do mundo físico. Agora, ELE falava e O ouviam, como nunca acontecera em toda sua vida.

EDNALDO TORRES FELICIO
maio/2009

4 comentários:

♕ Psychologically Poisonous Ψ disse...

Gostei muito disso!

Daniela Slindvain disse...

Ednaldo,
Muitooo bom! Sabe que sempre estarei nessa sala (mesmo com gesso no braço) e sempre te seguindo. Viva a Twittosfera!!!
Um beijo... Dani

Che disse...

Gostei! ;) Sim srª!
O mundo twittiano é algo brutal!

Ana Martins disse...

Poderia responder: 1010101010100011010101
poderia twittar em 140 caracteres:
muito bom, você escreve bem, continua cara - legal!

Mas para um amigo do outro lado do Atlântico, merece um comentário mais elaborado da minha parte.

Em Portugal brincamos - por o twitter ser tão viciante, necessitamos entrar num programa de twitt-metadona (não sei se terá mesmo significado em português do Brasil), mas acabaste por pôr em palavras a realidade de tanta pessoa que vive tão só e tão vidrado num ecran.
Parabéns Ed, continua escrevendo sempre! Te gosto!
Um abraço transatlântico,
Ana